Os 5 “I’s” da Liderança Apreciativa

Liderança: elemento essencial das organizações

A liderança é uma técnica de gerenciamento que integra requisitos de uma organização com os interesses pessoais.  Diferentes teóricos já conceituaram como alguém se torna líder, mas o consenso é que todos eles são capazes de influenciar as pessoas para fazer algo. E esse “algo” é justamente o objetivo da organização, é quando uma equipe age coletivamente e alcança uma meta.

A Investigação Apreciativa fala de mudança de atitudes, comportamentos e práticas por meio dos relacionamentos e de diálogos apreciativos. Tem se observado que essas práticas ajudam os colaboradores a criar um futuro melhor no trabalho. Quer saber mais como funciona? Leia o texto!

O que é Liderança Apreciativa?

Diana Whitney é doutora em Comunicação Organizacional e esteve à frente desse conceito. De acordo com ela, Liderança Apreciativa é a capacidade relacional de mobilizar o potencial criativo e transformá-lo em um poder positivo hábil a criar ondas positivas, ou, em outras palavras, reunir os pontos fortes das pessoas para fazer a diferença.

Veja só alguns dos benefícios desse método:

  • Gerar um sentimento de pertencimento aos colaboradores;
  • Valorizar a contribuição deles;
  • Mostrá-los a direção o rumo que a organização quer tomar;
  • Provar que a excelência deles é necessária;
  • Deixar claro que eles estão contribuindo para o bem maior.

Na prática, um líder apreciativo consegue engajar a equipe ao ponto de gerar mudanças positivas, mesmo em pequenas escalas. Uma outra forma de compreender bem como se dá a Liderança Apreciativa é conhecendo os 5 “I’s”:

Investigação

É uma espécie de consulta, na qual você permite que as pessoas percebam que você valoriza as contribuições delas. A forma mais fácil de exercer a Investigação é pedindo para que os colaboradores compartilhem seus pensamentos e sentimentos, bem como seus sucessos e ideias para o futuro. Ouça as pessoas, elas se sentem valorizadas por causa disso.

Iluminação

Práticas de iluminação servem para as pessoas entenderem e terem clareza de como podem contribuir melhor para o negócio. Outra vantagem é que com a Iluminação as pessoas se dão conta dos seus pontos fortes e dos pontos fortes dos colegas de equipe. Isso gera confiança e segurança no trabalho, além de motivação para assumir riscos e encorajar uns aos outros.

Inclusão

A chave da Inclusão é gerar um senso de pertencimento às pessoas. Isso abre espaço para colaboração e cocriação. Fazer alguém sentir que pertence a um lugar, faz essa pessoa cuidar melhor disso, importar-se.

Inspiração

A Inspiração, por sua vez, cria um senso de direção. Por que é importante ter essa orientação? Ela serve para dar esperança e para dar uma energia positiva, o que ajuda na transformação e inovação dos negócios.

Integridade

O último “I” permite que as pessoas saibam que há uma expectativa de que elas dêem o seu melhor e elas podem esperar o mesmo dos seus colegas. Isso gera a consciência de que o trabalho bem feito depende da colaboração das pessoas, principalmente a sua que está mostrando uma liderança íntegra, um padrão para que elas sigam.

Agora que você conheceu os pilares da Liderança Apreciativa, considere praticá-la na sua organização! Seja líder ou liderado, as vantagens são únicas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sign Up

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.
Open chat