Muito além de uma técnica e ou uma metodologia, a Investigação Apreciativa é uma filosofia de viver, o qual através de uma nova ótica sobre nossa realidade, transforma a forma de pensar, comunicar, enxergar, agir e, consequentemente, sua vida e realidade.
Como o próprio nome resume muito bem, a conjunção das palavras Investigar (explorar, descobrir, buscar, aprofundar) e Apreciar (admirar, contemplar, prezar, observar) nos convida a identificar os pontos positivos e focar nossas forças em desenvolvê-los, fazendo com que cresçam cada vez mais, tornado-os mais valorosos.
Através de estratégias da intensa busca destes pontos de força, inicia-se um processo de ponderação de tudo aquilo que funciona no sistema, traçando assim um planejamento para reforçá-los, assim os expandindo sem desconsiderar os pontos fracos a serem aperfeiçoados, mas utilizando os positivos para que trabalhem de maneira conjunta como uma grande força unificada, seja em sua vida pessoal, profissional ou em sua corporação.
A Apreciarte convida a todos através da Investigação Apreciativa a participar dessa mudança sistêmica focada nas forças, trazendo resultados sólidos e duradouros, transformando pessoas e ambientes com o aumento da satisfação, confiança, segurança e resultado.
A Investigação Apreciativa organiza-se a partir de cinco princípios como forma de um núcleo vital. Ainda, de acordo com os estudiosos, Cooperrider e Whitney, tal sinergia entre pessoas, fazem parte da interação e aspectos macros, para a relação da comunidade, âmbito profissional, pessoal e outros. Esses cinco princípios são:
- Princípio construcionista: Onde, entende-se que todo o conhecimento pode ser construído e que as pessoas que possuem esse conhecimento, podem estar interligadas com o ambiente inserido tanto em organização quanto socialmente. Dessa forma, toda a realidade pode ser construída, já que nós afetamos diretamente as pessoas e o nosso meio. A nossa realidade é criada de acordo com nossas palavras, portanto, podemos alterá-la apenas trocando nossa linguagem. Os filtros internos, valores e conceitos que temos é o que distingue as realidades para cada um.
- Princípio da simultaneidade: Entendendo que a fase de investigação e mudança não obrigatoriamente devem ocorrer em momentos diferentes, é preciso então, estabelecer uma conexão enxergando que os investigadores podem mudar e ser mudados através do contato, das conversas, e pelas pessoas. A partir daí surgem as suposições e análises, que promovem a construção identitária baseada no padrão social. Ou seja, somos influenciados pelos padrões e ambientes, influenciando nossos pensamentos, comportamento e até nossas habilidades.
- Princípio poético: A escrita é importante para a construção de uma organização ao passo que, percebe-se que tudo que escrevemos, está vivo, é colaborativo e presente, dessa forma, descrevendo tudo como vemos, criamos o mundo como o conhecemos. Um exemplo são as inúmeras interpretações que existem sobre um mesmo poema literário, logo, podemos estudar qualquer tópico e desenvolver opiniões e interesses divergentes.
- Princípio antecipatório: Se o desejo fosse que as pessoas fossem mais gentis, entendemos que a gentileza parte de atitudes presentes para ações e resultados futuros. Logo, nosso comportamento é guiado por imagens, e quanto mais elas forem positivas e esperançosas, mais positiva será a ação no presente. Aquilo que focamos cresce e ganha força e valor.
- Princípio positivo: Ligado a relações e a percepção de tudo, incluindo nós mesmos, esse é o fator de questionamento e pensamento. Nesse princípio, todas as atitudes são direcionadas com perguntas positivas e servem, para se redirecionar de uma forma positiva para resolver problemas, ter atitudes mais positivas, sentimentos e uma compreensão com foco positivo para todos. Dessa forma, por meio de um impulso é gerado de uma maneira ainda melhor e amplifica o núcleo positivo.
Atualmente, o mundo tem pedido alguns outros princípios da IA que são conhecidos como Princípios Emergentes. Continue acompanhando os conteúdos da Apreciarte.
Visite outros artigos do nosso blog e me acompanhe nas redes sociais @apreciarte
Com carinho Heide Castro.